Calor extremo liga alerta de cuidados especiais com o “melhor amigo do homem”

Não é mais novidade que em 2023 as temperaturas estão acima da média histórica. Diante das condições climáticas desafiadoras, é crucial considerar o bem-estar dos animais de estimação durante esse período, especialmente cães e gatos, que são mais susceptíveis a temperaturas extremas, uma vez que não possuem a mesma capacidade de transpiração dos seres humanos.

Nos últimos cinco meses o Brasil registrou os períodos mais quentes dos últimos anos, segundo o Inmet. Nos próximos dias de dezembro, espera-se máximas superiores a 40°C em algumas regiões.

Para garantir o bem-estar dos animais nessa onda de calor, o veterinário Mauricio José dos Reis, com mais de 40 anos de experiência, oferece dicas importantes para os cuidados com os cães. Ele destaca a importância de proporcionar espaços sombreados para prevenir hipertermia e queimaduras nas patas dos animais de estimação. Além disso, também enfatizou os cuidados necessários para pets mais idosos, ressaltando que ” animais idosos devem evitar atividades físicas com altas temperaturas e caso realizem atividades físicas, passar por consulta de rotina e exames cardiológicos como eletrocardiograma e ecocardiograma, estando tudo bem, o paciente é liberado para atividades físicas moderadas”, explica.

O veterinário recomenda um cuidado especial com os horários de passeios: “Os donos de pets devem se conscientizar que existem horários específicos para passeios em horário com temperaturas mais amenas, com isso, diminuindo a chance de surpresas como hipertermia em cães mais jovens e uma parada cardiorrespiratória em cães mais velhos”.

O especialista também ressaltou a importância de estar atento a alterações comportamentais, como o aumento na frequência cardíaca e respiratória, assim como a inquietação do pet, que podem indicar desconforto térmico. ” Ao sinal de qualquer alteração comportamental procurar ajuda médica, para que seja fechado o diagnóstico, estabilizando o paciente para que seja feito as manobras médicas necessárias”, explicou ele.

 

Por: Beatriz Matos

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*