O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou, na manhã desta última terça, 12, o aviso laranja de perigo devido à nona onda de calor de 2023. As altas temperaturas do verão se intensificarão em 15 estados e no Distrito Federal a partir de meio dia desta quinta-feira até domingo, alerta do Inmet. O aviso laranja destaca o perigo, indicando situação meteorológica perigosa.
As altas temperaturas atingirão áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Norte e Nordeste. Estados em risco incluem Centro-Oeste (GO, MT, MS, DF), Sul (SC, RS, PR), Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do ES), Nordeste (faixa oeste da BA, sul do PI, MA) e Norte (centro-sul do TO e áreas de RO). As temperaturas podem chegar a 39°C em algumas cidades. Nesta terça-feira, a umidade relativa do ar será aproximadamente 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil, conforme prevê o Inmet.
A meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, explica os motivos do aumento das temperaturas. A redução da chuva nos próximos dias, a partir de quinta, 14, é resultado de uma massa de ar quente e seco. Além disso, o El Niño, presente desde a primavera e persistindo no verão, desestabiliza o regime de chuvas na região central do Brasil, contribuindo significativamente para a elevação das temperaturas
A elevada sensação térmica nos próximos dias pode representar ameaças à saúde, incluindo diferentes níveis de insolação. O Ministério da Saúde recomenda hidratação, resfriamento e proteção contra o sol. As medidas são essenciais para garantir a segurança durante esse período de calor intenso, principalmente para os grupos mais suscetíveis, como idosos, bebês, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas (renais, cardíacas, respiratórias ou circulatórias, que exigem atenção especial diante das condições climáticas desafiadoras.
1 Trackback / Pingback