Novas edificações do DF deverão prever pontos de recarga para veículos

O mundo vive hoje uma explosão de catástrofes naturais por todos os lados. Furacões, maremotos, enchentes, secas e tantos outros fenômenos associados ao efeito estufa, – tudo provocado, segundo os cientistas, pela ação do homem.

Para tentar amenizar a emissão de gases nocivos à atmosfera, e diminuir o efeito estufa, as grandes fabricantes de veículos têm investido bilhões em tecnologia para o desenvolvimento de suas frotas movidas a eletricidade. Com isso, a consciência de cidadãos comuns tem os levado à maior procura por carros elétricos.

Diante das perspectivas de crescimento do mercado de veículos elétricos, o deputado Distrital, José Gomes (PTB/DF), protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal um Projeto de Lei 2169/2021 que torna obrigatória, nas garagens de novos edifícios, a preparação elétrica para a instalação de pontos de recarga individuais para veículos híbridos e elétricos.

O parlamentar destaca que estudo recente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que os veículos eletrificados poderão representar até 62% da frota de carros do país em 2035. “O Distrito Federal precisa estar preparado para esse mercado e devemos começar a agir desde agora, mesmo que estejamos passando, no momento atual, por uma crise hídrica que tem implicado em aumento da energia e um possível racionamento”, observa José Gomes.

Segunda a Anfavea, a venda de modelos híbridos ou 100% elétricos está crescendo no Brasil e bateu recorde no primeiro semestre deste ano. Foram quase 14 mil veículos emplacados de janeiro a junho, um aumento de 80% na comparação com o mesmo período de 2020.

De acordo com a proposta, apenas novas edificações terão que ter essa previsão, ficando excluídas aquelas já em fase de construção ou que a obra já tenha sido aprovada pela autoridade competente. Caso aprovada pela CLDF, a norma valerá para edificações residenciais, comerciais e prédios públicos com quatro ou mais pavimentos, exceto os projetos que fizerem parte de programas habitacionais do governo do Distrito Federal.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*