A Galeria Olho de Águia, em Taguatinga Norte, recebe, de 15 a 30 de setembro, a exposição “Anônimos”, do fotógrafo brasiliense Armando Salmito. As imagens trazem a cidade de Nova Iorque, com pessoas anônimas e ao mesmo protagonistas daquele espaço se relacionando com a magnitude da metrópole.
Inspirado no verso do músico Lou Reed, “I’m a New York City man, blink your eyes and I’ll be gone“, Salmito mostra o dinamismo da cidade em 16 imagens, com foco na ideia do anonimato. Todos estão na mesma condição, entre o conhecido e o desconhecido, entre o novo e o que já aconteceu, especialmente entre a lembrança e o completo esquecimento.
Com curadoria de Patricia Lira, “Anônimos” retrata os mais diversos personagens que encontramos nas ruas dos grandes centros urbanos. Os lugares e as pessoas se complementam, se combinam como se um e outro se pertencessem simbolicamente; é uma paisagem sempre em movimento, que ganha um novo significado a partir de cada personagem.
A exposição foi apresentada pela primeira vez no Espaço Cultural Renato Russo, onde foi inaugurada na semana anterior ao fechamento do Espaço devido à pandemia. Após um ano de expectativa, finalmente completou a temporada de dois meses e agora segue para Taguatinga.
A galeria Olho de Águia completa nove anos com espaço descontraído, rock e muita arte. Ivaldo Cavalcante idealizador e proprietário já recebeu exposições e palestras de grandes nomes da fotografia nacional e internacional como Gervásio Baptista, Evaldo Teixeira e André Liohn, e, agora, convida Armando Salmito para apresentar seu ensaio.
Para o artista, o ensaio remete a memórias quase esquecidas que guardamos, imagens e impressões que se esquivam ao longo dos dias: “Cada foto evoca um universo onde muita coisa se repete, muita coisa é desconhecida e muito pode ser inventado. Ao ver essas imagens, cada pessoa pode ver um pouco de si mesma, de algo há muito esquecido, um pedaço da vida, um sentimento descartado, um rosto, um lugar …um tanto familiar e um tanto estranho”, afirma Salmito.
Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a exposição está aberta aos visitantes na Galeria Olho de Águia, na CNF 01, Edifício Praia Mar, loja 12, em Taguatinga Norte, de terça a domingo, das 15h às 00h. Os protocolos de segurança contra o coronavírus estão sendo seguidos.
Seja o primeiro a comentar