Na última semana, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou imagens do dia da invasão ocorrida em 8 de janeiro de 2023 no Palácio do Planalto. As imagens mostram a ação de manifestantes que invadiram e vandalizaram a sede do Poder Executivo.
As imagens estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial que investiga os ataques de 8 de janeiro, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta, 19. Na sexta, 21, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF.
O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas imagens junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os vândalos invadiam o Palácio. Pelo menos nove desses servidores foram identificados pelo próprio GSI. Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela Polícia Federal (PF) no prazo de 48 horas. A PF iniciou os depoimentos neste domingo, 23.
Em nota, o GSI informou que as ações dos agentes da pasta no dia da invasão estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.
Seja o primeiro a comentar