O presidente Luis Inácio Lula da Silva decidiu ir à coroação do rei Charles III que acontecerá em Londres e está marcada para o dia 6 de maio. A informação foi confirmada por assessores no Planalto que ajudam a preparar a agenda do presidente.
O convite é um protocolo para todos os chefes de Estado que mantêm relação com o Reino Unido. O presidente Lula foi chamado oficialmente em fevereiro, mas a decisão foi tomada na última semana, enquanto estava em viagem à China. Lula já havia indicado que iria, mas havia uma questão de logística para ser resolvida antes do anúncio, isso porque ele vai para Portugal e Espanha ainda neste mês antes de ir ao Reino Unido.
O presidente deverá ainda se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Só falta decidir se o encontro será um dia antes ou um dia depois da coroação. Lula havia conversado com Charles pelo telefone no início de março. Segundo o Planalto, trataram de sustentabilidade e meio ambiente e se parabenizaram mutuamente pelas novas funções.
Aos 73 anos, Charles 3º será coroado depois do longevo reinado de 70 anos da mãe, Elizabeth 2ª, morta no ano passado.
Seja o primeiro a comentar