Rússia faz exigências e ameaça encerrar acordo de grãos com Ucrânia

A Rússia admitiu nesta quinta, 13, não ter interesse em prolongar o acordo sobre cereais que permite exportar alimentos por meio do Mar Negro, caso não se verifiquem progressos no cumprimento de compromissos no quadro do memorando entre Moscou e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O acordo foi assinado em julho do ano passado entre a Ucrânia e a Rússia, sob a intervenção diplomática da Turquia. No dia 18 de março passado, a Rússia prolongou a vigência do tratado apenas por 60 dias porque, segundo Moscou, ” a segunda metade do acordo não funciona, as condições não são cumpridas”.

Moscou pede que o banco Rosselkhzbank seja reintegrado ao sistema de comunicações financeiras Swift e que sejam retomadas as permissões para o acesso a máquinas agrícolas, assim como as autorizações para serviços de manutenção relacionados com o equipamento. E ainda, pediu o fim das restrições no acesso aos portos marítimos e o restabelecimento da conduta de amônio entre Tolyatti (Rússia) e Odessa, além do fim do bloqueio das contas bancárias das empresas russas ligadas à produção e ao transporte de alimentos e fertilizantes.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*