Especialistas alertam para epidemia de dores nas costas entre os jovens

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 80% das pessoas no mundo sofrem ou já sofreram com algum tipo de dor nas costas. E o que tem chamado mais atenção ultimamente é a quantidade de jovens que se queixam da condição.

O neurocirurgião e especialista em coluna Henrique Lira afirma que estudos recentes mostram que 80% dos jovens acima de 20 anos já sentiram dores nas costas. Segundo ele, as causas podem estar relacionadas a maus hábitos e má postura pelo uso excessivo de celular ou computador. “Isso a longo prazo levará a implicações muito importantes na qualidade da saúde da coluna, gerando muitas dores nas costas, envelhecimento precoce da região e até déficit de produtividade. Tudo isso pode trazer impactos negativos na qualidade de vida da pessoa”, explica.

O especialista ainda ressalta a importância de um acompanhamento para identificar a causa das dores. “É necessário que o paciente passe por uma avaliação médica para que possa ser orientado com medidas de reabilitação, de fortalecimento, de condicionamento e para a prevenção de agravos, pois algumas complicações podem ser irreversíveis”, alerta Henrique Lira.

O médico também reforça que há alguns fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e uso de cigarro. “Esses hábitos podem estar associados às dores e a um processo degenerativo na coluna”, alerta. Para não sofrer com o problema, de acordo com o neurocirurgião, a melhor opção é prevenir. “Fique sempre atento a sua postura e evite a sobrecarga da coluna e dos músculos paravertebrais”, frisa Henrique Lira.

O especialista também dá algumas dicas para evitar dores nas costas:
• Praticar atividades físicas orientadas;
• Realizar exercícios de alongamento;
• Não ficar muitas horas sentado em frente ao computador;
• Investir em boas horas de sono;
• Possuir níveis de cálcio e vitamina D na medida certa para prevenir a Osteoporose;
• Evitar o tabagismo;
• Manter a postura sempre ereta e alinhada.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*