Love bombing costuma ser uma característica de pessoas narcisistas

Demonstrações de afeto são importantes na construção de um relacionamento saudável e amoroso. Elas podem ser feitas por meio de mensagens carinhosas, presentes ou de atenção no dia a dia. O problema se dá quando há excesso de romantismo na relação, prática conhecida como love bombing.

O bombardeio de amor, como é traduzido o termo, consiste na demonstração excessiva de carinho como meio de manipular a outra pessoa. O comportamento pode ser observado em um indivíduo que está constantemente elogiando, enviando presentes diversos e até inusitados e bombardeando o outro com mensagens românticas.

“A demonstração de afeto em si não é problemática, pelo contrário, é importante para que o indivíduo se sinta querido. Contudo, é considerável se alertar em como essa demonstração está sendo feita, se existe uma demanda acima do normal”, explica Mônica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C e pós-graduada em psicanálise e saúde mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

O que é love bombing?
De acordo com Mônica, o love bombing é uma prática comum por trás de relacionamentos de pessoas com transtorno de personalidade narcisista. A princípio, a pessoa alvo do comportamento fica encantada com o parceiro, sentindo-se amada e desejada de um modo que nunca foi antes. Narcisistas podem proporcionar experiências aos outros, mas as outras ações ocorrem visando apenas o bem-estar pessoal.

O exagero nas demonstrações busca somente elogios e admiração. “A bomba de amor pode ser utilizada pelo narcisista como método de manipulação e atração. O sujeito narcisista necessita de alguém que o coloque em um pedestal, o venerando e toda vez que isso não for feito, ele parte para uma nova tentativa”, aponta Mônica.

Como identificar o love bombing?
O love bombing é mais comum de acontecer no início do relacionamento, como uma forma de impressionar o outro. As demonstrações podem incluir mensagens carinhosas, áudios com declarações de amor e presentes sem motivo especial. Ele é marcado especialmente pela frequência com que ocorre.

A longo prazo, embora a pessoa se sinta bem no início, o comportamento pode provocar sensação de sufocamento ao outro, que se sente pressionado a retribuir as demonstrações. “Existe uma demanda enorme que foi concedida para o parceiro e em algum momento pode ser cobrada. A pessoa promove no outro uma postura de ‘salvador’ desse relacionamento”, acrescenta a psicóloga.

Destaca-se que nem todo love bombing camufla um transtorno narcisista, mas normalmente encobre uma personalidade frágil de alguém que deseja ser elogiado e enaltecido em cima de outra pessoa com uma personalidade frágil.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*