Skincare das axilas: três mitos de internet para evitar e cuidados básicos

Quase sempre esquecidas durante o skincare, as axilas também precisam de cuidados para manter a pele bonita, saudável, hidratada e livre de odores. Por causa de seu pH mais ácido que o restante do corpo, ela acaba se tornando um ambiente favorável à proliferação de bactérias que causam o odor e também escurecida, devido aos traumas da depilação.

O grande problema é que a internet está cheia de mitos sobre essa região sensível e rica em glândulas produtoras do suor. A médica dermatologista Julyanna do Valle esclarece alguns desses mitos e orienta cuidados básicos para manter as axilas bonitas e saudáveis. “É muito complicado usar produtos por influência dessas ‘trends’ porque, na maioria dos casos, não temos estudos comprovando essas teorias”, alerta a especialista.

1- Trend no TikTok de trocar o desodorante pelo ácido glicólico vale a pena?
“O ácido glicólico tem ação esfoliante e pode até ajudar a retirar as células mortas da pele que estão ligadas à proliferação de bactérias que causam mau cheiro na região. Mas, a verdade é que ele não tem ação contra a transpiração e no mercado existem produtos específicos para tratar as duas coisas: odor e excesso de transpiração. Além disso, por ser um ácido, pode causar ressecamento, irritações, inflamações e até alergias nessa pele, que é sensível, local de dobra e sujeita à atrito”, explica Julyanna.

2- Clareamento das axilas com nistatina é uma boa opção?
“O que sabemos é que a nistatina tem um efeito secundário no clareamento da pele porque, na verdade, ela vai hidratar a pele, mas não em ação especificamente clareadora. E a hidratação é importante para recuperar a barreira cutânea da pele, o que ajuda no processo de renovação e melhora da hiperpigmentação. Mas, assim como no caso do ácido glicólico, temos produtos específicos, testados e comprovados para o tratamento clareador dessa área, então a nistatina pode ser usada mais com finalidade de hidratação”, orienta a médica.

3- Antitranspirante impede a eliminação de toxinas através da pele?
“Isso é um mito. Porque a eliminação de toxinas do nosso organismo é feita através do fígado e dos rins, principalmente. A nossa transpiração tem uma função principal de controle da temperatura do corpo e não de eliminação de toxinas. Então, não precisamos nos preocupar com o ‘bloqueio da eliminação de toxinas’ pela transpiração, até porque essa não é a função do suor”, pontua a dermatologista.

Cuidados básicos com as axilas
O cuidado mais importante, segundo a médica dermatologista, é manter a área sempre limpa, em alguns casos até com sabonetes específicos para cada tipo de pele. A hidratação também é fundamental para evitar o escurecimento da pele e melhorar a proteção da barreira cutânea e uma dica é usar hidratantes logo após o banho e usar desodorantes hidratantes, sem álcool.

“A depilação recorrente, seja com lâmina ou cera, causa traumas na pele que podem favorecer o aparecimento de manchas (hipercromia) no local. Para diminuir isso, indicamos principalmente a depilação a laser, que além de evitar o trauma recorrente, também pode ter uma ação clareadora. Temos no mercado também outras opções de clareadores seguros, mas devem ser sempre utilizados com orientação do médico dermatologista para cada tipo e tom de pele”, finaliza Julyanna.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*