A produção da indústria teve queda de 0,1% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior. O recuo aconteceu depois de uma alta de 0,3% em outubro. O levantamento faz parte da Pesquisa Mensal Industrial e foi publicado nesta quinta, 5, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção também apresentou resultados negativos na média móvel trimestral (-0,2%), no acumulado de janeiro a novembro (-0,6%) e no acumulado de 12 meses (-1%). Em relação a novembro de 2021, apresentou alta de 0,9%.
Na passagem de outubro para novembro, 11 das 26 atividades industriais pesquisadas sofreram queda. Os resultados negativos são principalmente dos setores de indústrias extrativas (-1,5%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-6,5%), produtos têxteis (-5,4%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,8%), produtos de metal (-1,5%) e produtos de minerais não metálicos (-1,2%).
Alta
Paralelamente, 15 atividades tiveram alta na produção, com destaque para produtos alimentícios (3,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,4%), bebidas (10,3%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,8%).
Das quatro grandes categorias econômicas da indústria, somente os bens de consumo duráveis recuaram na passagem de outubro para novembro.
Além disso, outro crescimento registrado foi no segmento de bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (0,8%) e os bens intermediários, que são insumos industrializados usados no setor produtivo (0,4%).
Seja o primeiro a comentar