Os moradores de Taguatinga ganharão mais uma opção de lazer para desfrutar na cidade. O Taguaparque terá em breve um campo oficial de futebol americano. A iniciativa é da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que construirá uma miniarena para a modalidade. O projeto terá um investimento de cerca de R$ 8,5 milhões, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal. Após análise da proposta pela empresa pública, será aberto o processo licitatório.
O lugar terá 5 mil m² com uma arquibancada coberta para 300 pessoas, dois vestiários para os atletas, dois para os árbitros, salas administrativas, banheiros comuns e para pessoas com necessidades especiais, além de sala de equipamentos. Além disso, também será implantado um estacionamento com capacidade para 130 veículos e uma pista de atletismo de 400 m².
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Júlio César Ribeiro, o futebol americano está em crescimento na capital federal e por isso, deve ter mais destaque. “Os times do DF já jogaram inclusive em campeonatos nacionais. Ter um campo próprio para isso é uma facilidade para trazermos eventos e torneios aqui para a nossa capital”, disse.
Jogadoras convocadas para seleção
A modalidade já tem grandes destaques no DF, a Federação de Futebol Americano do Cerrado (Fefac), que tem oito times federados, sendo sete masculinos e um feminino. A Fefac tem três jogadoras da equipe Brasília Pilots que já foram convocadas para a seleção nacional. Outros times em destaque por aqui são os Tubarões do Cerrado e os Leões de Judá, do Gama.
Com verba de R$ 90 mil, a SEL inaugurou, em setembro de 2022, uma quadra de areia, também no Taguaparque. O projeto da Vila da Criança, um espaço inclusivo com brinquedos e aparelhos lúdicos, também está em sendo construído, por meio do programa Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe).
Seja o primeiro a comentar