Dólar sobe após anúncio da inconstitucionalidade do Orçamento Secreto

As decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relativas ao Bolsa Família e ao orçamento secreto impulsionaram uma mínima alta na comercialização do dólar. A bolsa de valores subiu quase 2% e recuperou-se parcialmente das quedas recentes.

O dólar comercial encerrou nesta segunda, 19, vendido a R$ 5,309, com alta de R$ 0,015 (+0,28%). Agora, a moeda estadunidense acumula alta de 2,06% em dezembro. Em 2022, a divisa cai 4,79%.

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 104.740 pontos, com alta de 1,83%.

O mercado financeiro enfrentou clima tenso após o ministro do STF Gilmar Mendes conceder liminar que autoriza o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a retirar o Bolsa Família do teto de gastos em 2023.

Após o anúncio de que o Supremo considerou inconstitucional o orçamento secreto, os investidores aguardaram os desdobramentos das decisões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

No mercado externo, o dólar caiu levemente perante as principais moedas do planeta, devolvendo as fortes altas do fim da semana passada, após o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) elevar os juros básicos dos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual. As bolsas norte-americanas tiveram sua quarta queda consecutiva, refletindo declarações recentes de dirigentes do Fed de que o órgão vai manter a medida para frear a inflação na maior economia do planeta.


ebc.png

ebc.gif.png

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*