Rússia promove novos ataques no leste da Ucrânia e comemora tomada de fronteiras

Segundo autoridades ucranianas, os militares russos estão avançando com ataques aéreos e terrestres em vários assentamentos no Leste da Ucrânia, depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comemorou a tomada de território nesta guerra que perdura há nove meses.

Perto da cidade de Lysychansk, a Rússia enviou novas tropas para tentar capturar a vila de Bilohorivka, disse o governador ucraniano na região, enquanto um comandante em outro assentamento fortemente disputado relatou intensificação da ofensiva aérea russa.

No assentamento de Bakhmut e em outras partes da região de Donetsk, vizinha de Luhansk, o ataque deixou nove vítimas fatais, disse o governador regional. As forças ucranianas retaliaram com uma série de foguetes.

Os combates ocorreram ao longo de toda a linha de demarcação em Donetsk, com a cidade de Avdiivka, na linha de frente, atacada por tanques russos nesta quinta, 8.

Putin disse, ontem, 7, que aumentar o domínio russo sobre as fronteiras da Rússia é o principal objetivo desta guerra, declaração que contrasta com as falas do mandatário no início da invasão, em 24 de fevereiro. De acordo com ele, o país já atingiu a vitória de conquistar “novos territórios” na Ucrânia, os quais representam quatro áreas parcialmente ocupadas em setembro que Kiev e a maioria dos membros das Nações Unidas consideraram ilegais.

Nas últimas semanas, Kiev conseguiu expulsar tropas russas de faixas de terra que ocupava, incluindo uma grande cidade, Kherson. O presidente Volodymyr Zelenskiy ressalta o objetivo ucraniano de expulsar a Rússia de todo território capturado, incluindo a península anexada da Crimeia, que fica entre o Mar Negro e o Mar de Azov.

No início desta semana, bombardeios contra bases aéreas no interior do território russo geraram polêmicas à reputação de Moscou e levantaram dúvidas sobre a eficácia de suas defesas, com a atenção se voltando para o uso de drones na guerra entre vizinhos.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*