Presidente do TSE, Alexandre Moraes, apresenta a sala de totalização de votos das eleições 2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, apresentou aos representantes das entidades fiscalizadoras das eleições a chamada sala de totalização nesta, quarta, 28.  Em que servidores da Justiça Federal realizarão o monitoramento da soma dos votos nas Eleições 2022.

O local, formado e montado dentro do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no terceiro andar do TSE, estará aberto, a partir das 16h30 do próximo domingo, 2, para que as entidades fiscalizadoras das eleições possam acompanhar o andamento da totalização de votos.

Segundo Moraes é inexistente uma sala secreta no TSE para contagem de votos. “É uma sala aberta, uma sala clara, não é nem uma sala secreta, nem uma sala escura”, afirmou.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio valente, explicou como funciona a seção de totalização. “Essas pessoas não contam votos, essas pessoas monitoram o ambiente de informática para que os sistemas, já lacrados, sejam executados de forma adequada, sem sobressaltos”.

Oficialmente chamada de Seção de Totalização, é formada por diversos computadores e telas nas quais os servidores do TSE monitoram o sistema de totalização de votos. Um conjunto de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral especificamente para somar os boletins de urna impressos.

Moraes reforçou que a contagem é realizada pelos sistemas desenvolvidos e lacrados pela Justiça Eleitoral e cujos códigos foram previamente inspecionados pelas entidades fiscalizadoras das Eleições 2022.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*