Em teste da NASA, sonda atinge asteroide a 11 milhões de quilômetros da terra

Nasa investe mais de US$ 330 milhões na missão DART, sonda que colidiu com a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, mas não oferece risco de impacto com o planeta. Nasa investiu mais de US$ 330 milhões no programa.

A agência espacial americana, Nasa, fez uma sonda que atingiu um asteroide nesta última segunda, 26, em um teste da capacidade de desviar a rota de corpos celestes que, hipoteticamente, poderiam entrar em rota com a Terra no futuro. Entretanto, a Nasa afirma que não há ameaça do tipo conhecida contra o planeta.

O teste espacial aconteceu a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra e faz parte da chamada missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (em tradução livre do inglês).

Segundo a NASA a sonda da agência espacial que colidiu com a lua Dimorphos, que orbita um asteroide um pouco maior chamado de Didymos, não entregava risco à Terra, e foi escolhido por ser relativamente perto e por oferecer a possibilidade de monitorar se a mudança de trajetória foi obtida.

Também segundo a agência espacial americana, o impacto deve criar apenas uma cratera com dezenas de metros de largura e lançará um milhão de quilos de rocha e poeira no espaço.

Segundo Thiago Signorini Gonçalves, professor de astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “É um asteroide que fica relativamente próximo à Terra. Como o objetivo da missão é, em particular, testar a possibilidade de efetivamente desviar a órbita de um asteroide, é importante poder acompanhar a órbita posterior. Se fosse um asteroide muito distante, seria difícil fazer este acompanhamento”, explica.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*