Criação de novas cervejarias no Brasil cresceu 12% em 2021, aponta o Mapa

O número de cervejarias registradas no país aumentou 12% no ano passado em relação a 2020, aponta a recente edição do Anuário da Cerveja, lançado em São Paulo, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O balanço mostra que há 1.549 estabelecimentos do tipo no Brasil. Em 2020, eram contabilizadas apenas 1.383 cervejarias. Em comparativo a 2000, quando existiam 40 unidades, o crescimento do setor é de 3.678%

No ano passado, houve a criação de 200 estabelecimentos, enquanto outros 34 cancelaram o registro. A secretária-executiva adjunta do Mapa, Mara Papini, disse que embora a pandemia tenha trazido dificuldades, há motivos para comemorar os números, pois o ministério tem se empenhado em desenvolver o setor.

Análise por região

As regiões Sul e Sudeste reúnem 85,8% dos estabelecimentos, somando 1.329. São Paulo está no topo de cervejarias, com 340 unidades. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 285, e Santa Catarina, com 195 cervejarias registradas. Os estados que tiveram o melhor desempenho em 2021 foram Rondônia, que agora tem três cervejarias, Acre, que passou de uma para duas unidades, e Piauí, que agora tem cinco cervejarias.

Além disso, a pesquisa aponta ainda a densidade de cervejarias por habitantes. Santa Catarina tem o maior indicador, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Em nível nacional, o Brasil tem uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes.

Exportação

Segundo os dados, o Brasil teve um crescimento de 66 milhões de quilos do volume exportado em relação ao ano anterior, gerando um giro de capital de 131,5 milhões de dólares. A América do Sul corresponde a 99% das vendas, tendo o Paraguai como principal destino, seguido por Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.

Já o volume, em 2021, de importações totalizou mais de 18 milhões de quilos, representando 15 milhões de dólares. O Mapa destaca que esse cenário foi possível devido ao aumento da oferta do produto nacional.

Apesar de o mercado brasileiro estar concentrado em três grandes indústrias, Ambev, Heineken e Petrópolis, destaca-se o movimento de microcervejarias. “O consumidor procura produtos diferenciados, que antes tinham que ser importados, mas com esse movimento cervejeiro, esse produtos de qualidade começaram a ser fabricados no Brasil, trazendo até prêmios internacionais”, relata Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa.

FONTE: EBC

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