Ucrânia diz que por pouco o mundo enfrentaria um novo desastre nuclear

Um desastre mundial quase aconteceu na estação nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, nesta quinta, 25, depois que a energia foi cortada nos dois reatores que ainda estão em funcionamento na usina, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Segundo a empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom, os incêndios nos poços de cinzas de uma usina de carvão, perto do complexo, desconectaram os reatores da rede elétrica. A estatal disse que a culpa da situação foi dos militares russos.

O presidente ucranino, confirmando comentários anteriores feitos à Reuters por uma autoridade do setor de energia, afirmou que geradores reservas a diesel foram acionados assim que houve o incidente para continuar o abastecimento de energia. A eletricidade é usada para a refrigeração e os sistemas de segurança da usina nuclear.

Zelenskiy pediu à Agência Internacional de Energia Atômica e outros órgãos mundiais que trabalhem rapidamente para conseguir a retirada dos russos do local perto da usina, a maior da Europa.

FONTE: EBC 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*