Exposição Beyond Van Gogh chega em Brasília trazendo uma experiência sensorial inédita

Mesmo 169 anos depois da morte do expressionista Van Gogh, um dos grandes artistas da história da arte, seu legado continua se consagrando cada vez mais na cena cultural mundial. Considerado pioneiro de um estilo que se comunica com emoção, o traço inconfundível do pintor faz parte do imaginário popular, presente em museus, livros e todos os tipos de objetos. Agora, a obra do holandês é celebrada na exposição internacional Beyond Van Gogh, que chega na capital federal hoje, 4, após passar por mais de 25 países, 120 cidades e receber cerca de 20 milhões de visitantes.

São Paulo foi a primeira capital a receber a mostra. “Beyond Van Gogh em São Paulo foi a maior exposição da história do país em volume de visitantes. Cerca de 400 mil pessoas circularam pela exposição. Van Gogh é um fenômeno”, declara Rafael Reisman, produtor do evento.

Agora, a mostra ficará quase três meses no Distrito Federal. “Eu percebo que Brasília nunca foi o alvo dos grandes eventos. Acho que a vinda da exposição é um presente enorme para a cidade”, avalia Rafael.

Promovendo uma experiência sensorial inédita, Beyond Van Gogh retrata as cinco fases do artista por meio de luz, arte, cor e música. Propondo uma sensação imersiva, as obras são projetadas no chão e nas paredes de um pavilhão de 2.500 m² construído no estacionamento do ParkShopping. Por 35 minutos, as projeções contam a história e trajetória do pintor e destacam as principais telas do holandês. Por meio de 40 projetores, 350 obras do artista, livres de molduras, ganham vida em uma grande tela móvel. Será contada a história de vida do pintor, além de suas paixões.

Produção
Sem dúvidas, um dos maiores artistas da história, o holandês Vincent Van Gogh (1853 – 1890) foi um fenômeno do expressionismo, movimento vanguardista que influenciou a arte moderna mundial. Apesar das suas grandes obras, ele conquistou sucesso apenas após a morte. Atualmente, vários dos trabalhos do holandês estão entre os mais admirados e caros do mundo, como o Quarto em Arles (1888), Noite Estrelada (1889), Lírios (1889), Os Girassóis (1889), o Autorretrato (1889), Terraço do Café na Praça do Fórum (1888) e o Campo de Trigo com Corvos (1890).

Horário
Beyond Van Gogh
Estacionamento privado do ParkShopping. De 4 de agosto a 30 de outubro. De segunda-feira a sábado, das 10 às 22h; e domingos e feriados, das 10h às 20h. Preço: de R$ 30 a R$ 100. Classificação indicativa livre.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*