O Ministério da Saúde divulgou hoje, 29, a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Tratava-se de um homem, de 41 anos de idade, que sofria com outras enfermidades, incluindo um câncer, problema que agravou o quadro clínico.
Ele estava internado em um hospital público de Belo Horizonte, onde sofreu um choque séptico, agravado pela varíola dos macacos. De acordo com o ministério, “a causa do óbito foi o choque séptico”.
Segundo a secretaria, além dos casos confirmados, existem, no estado, outros 130 em investigação. A entidade declarou transmissão comunitária na capital mineira.
Até a tarde desta quinta, 28, o Brasil já contabilizava 978 casos confirmados da varíola dos macacos. Até então, os casos estavam concentrados nos estados de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (15).
Seja o primeiro a comentar