Agindo por todo o território brasileiro, a Força Nacional de Segurança Pública é um projeto de cooperação entre diversas organizações que atende à preservação da ordem pública, à segurança e também atua em calamidades.
Subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Força Nacional pode ser designada a várias operações. Os exemplos mais recentes foram as buscas pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia, ações em terras indígenas das regiões Norte e Centro-Oeste e o combate à violência urbana em alguns estados.
“Diariamente contávamos com cerca de 250 homens empenhados nas buscas [por Bruno e Dom Phillips]”, informou o diretor da Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia.
Ele afirma que a atuação da Força Nacional em terras indígenas traz tranquilidade e segurança para os nativos. Segundo o diretor, o programa utiliza conhecimentos militares e inteligência especializada para prestar serviços de apoio às comunidades.
“Hoje a Força Nacional usa os meios mais sofisticados das polícias militares do Brasil, inclusive do Exército”, complementou.
Seja o primeiro a comentar