Anvisa cria Comitê Técnico da Emergência para varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criará um Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos) com intuito de que os segmentos técnicos de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação, de farmacovigilância e de terapias avançadas trabalhem em parceria, inclusive com os profissionais de saúde e a comunidade científica.

O objetivo é agregar as melhores experiências disponíveis nas autoridades reguladoras, permitindo intensificar o desenvolvimento e as medidas que envolvam pesquisas clínicas e autorização de medicamentos e vacinas.

O que é
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que traz sintomas parecidos com o da varíola. Essa doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se expandindo pelo corpo. Em alguns casos pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

O vírus é transmitido por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Histórico
No último dia 23, Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a varíola dos macacos como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*