Anistia alerta que ações de Trump enfraquecem direitos humanos no mundo

A Anistia Internacional divulgou nesta terça, 29, o relatório anual “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”, com duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ações que estariam enfraquecendo a proteção global aos direitos humanos. O relatório aponta que a influência do mandatário norte-americano em 2024 impulsionou práticas autoritárias em outros países, colocando em risco bilhões de pessoas e promovendo retrocessos em áreas como igualdade de gênero, direitos de migrantes, clima e liberdade política.

A publicação também denuncia a atuação de Israel na Faixa de Gaza, que estaria promovendo um genocídio contra palestinos, com apoio e omissão dos Estados Unidos. Segundo a Anistia, o conflito tem causado impactos devastadores sobre civis e se intensificou após os ataques do Hamas em outubro de 2023. O relatório ainda afirma que há aumento de repressão e violência na Cisjordânia ocupada, com ações ilegais de colonos israelenses.

O Brasil aparece como o segundo país mais perigoso do mundo para defensores da terra e do meio ambiente, de acordo com a organização Global Witness. Em 2023, foram registrados 25 assassinatos desses ativistas no país. A Anistia também denuncia a impunidade de agentes do Estado em casos de violência policial, destacando que a maioria das vítimas é formada por jovens negros. O documento reúne dados de 150 países e está disponível na internet.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*