STF retoma julgamento sobre manutenção da prisão de Collor no plenário virtual

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar nesta segunda, 28, o julgamento que analisa a manutenção da ordem de prisão do ex-presidente Fernando Collor. A deliberação ocorre no plenário virtual da Corte, sem debates entre os ministros, com os votos sendo registrados eletronicamente entre 11h e 23h59. O caso começou a ser analisado na última sexta, 25, mas foi temporariamente suspenso após o ministro Gilmar Mendes pedir destaque para levá-lo ao plenário físico. No entanto, o magistrado voltou atrás, permitindo a continuidade no formato virtual.

Já há maioria formada no STF a favor da manutenção da prisão imediata de Collor, conforme determinado pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido por Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin. Restam apenas os votos dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luiz Fux e André Mendonça. Cristiano Zanin declarou-se impedido de votar. Collor foi preso na madrugada de sexta, 25, em Maceió.

Nos bastidores, houve articulação para que Gilmar Mendes retirasse o pedido de destaque, uma vez que a próxima sessão presencial do STF está marcada apenas para 7 de maio. A avaliação interna na Corte era de que seria inadequado manter a prisão do ex-presidente com base apenas em decisão monocrática, sem respaldo do colegiado.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*