
Cardeais estão reunidos no Vaticano nesta terça, 22, para definir os detalhes do funeral do Papa Francisco. A cerimônia está marcada para o próximo sábado, 26, segundo informou a Santa Sé. O corpo será levado para a Basílica de São Pedro nesta quarta, 23, onde ficará exposto para velório público e homenagens dos fiéis. Ao final do período oficial de luto, será celebrada uma missa de corpo presente na Basílica.
Todos os integrantes do Colégio Cardinalício podem participar das reuniões diárias da Congregação Geral, conforme previsto na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Além da organização do funeral, os cardeais devem decidir a data de início do conclave, que elegerá o novo papa. Atualmente, há 136 cardeais elegíveis, mas apenas 120 podem participar da eleição.
O período de luto na Igreja Católica após a morte de um papa é conhecido como Novendiales e dura nove dias. O enterro deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após o falecimento. Esse intervalo entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor é chamado de Interregno Papal.
Seja o primeiro a comentar