Prazo para pedir isenção no Enem 2025 vai de 14 a 25 de abril

Estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 sem pagar taxa de inscrição poderão solicitar a isenção entre os dias 14 e 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante. Para realizar o pedido, é necessário ter login no portal Gov.br e informar dados como CPF e data de nascimento, que devem estar de acordo com os registros da Receita Federal. O mesmo prazo vale para quem faltou às provas do Enem 2024, mesmo tendo conseguido isenção, e agora precisa justificar a ausência para tentar nova gratuidade.

O benefício é voltado a alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, estudantes que cursaram toda a etapa em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Também têm direito participantes com cadastro ativo no CadÚnico e os beneficiários do programa Pé-de-Meia. Para comprovar os requisitos, os candidatos devem apresentar documentos como declaração escolar e comprovante de renda, conforme o Anexo II do edital. Justificativas de ausência em 2024 devem ser acompanhadas de documentação válida e não autodeclaratória.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 12 de maio. Caso necessário, os recursos poderão ser enviados entre os dias 12 e 16 do mesmo mês, e o resultado final sairá em 22 de maio. As inscrições para o Enem 2025 começarão após esse cronograma, em data ainda a ser definida. Criado em 1998, o Enem é utilizado em processos seletivos como o Sisu, ProUni, Fies e também por universidades portuguesas conveniadas com o Inep.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*