Inflação faz 58% dos brasileiros comprarem menos alimentos, aponta pesquisa Datafolha

A inflação tem afetado diretamente o poder de compra dos brasileiros, com 58% da população reduzindo a compra de alimentos, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 13. Entre as classes mais pobres, esse percentual sobe para 67%. Além disso, a pesquisa revela que 8 em cada 10 brasileiros modificaram seus hábitos de consumo devido à alta dos preços, com destaque para a diminuição de saídas para comer fora de casa (61%) e a troca por produtos mais baratos, como o café (50%). A pesquisa também aponta que 25% da população diz ter menos comida do que o necessário em casa, enquanto 60% afirmam ter o suficiente.

A pesquisa, realizada entre os dias 1º e 3 de abril, mostra que para 54% dos entrevistados, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” pela alta dos preços dos alimentos nos últimos meses. Por outro lado, 29% dos entrevistados atribuem “um pouco de culpa” ao governo, e apenas 14% acreditam que o Planalto não tem influência nesse cenário. A pesquisa foi realizada com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Apesar dos altos índices de impacto da inflação sobre a vida da população, o Datafolha destaca que não houve variação significativa nos dados quando comparado à pesquisa de março de 2023, considerando a margem de erro.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*