
O governo federal lançou uma nova campanha de vacinação para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos em todo o país. O anúncio foi feito pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV nessa sexta, 11. A mobilização ocorrerá entre os dias 14 e 25 de abril, por meio da ação “Saúde na Escola”, que envolverá mais de 110 mil escolas públicas em 5,5 mil municípios. A expectativa é vacinar cerca de 30 milhões de estudantes.
A campanha contará com equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aplicarão os imunizantes nas escolas ou levarão os alunos até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o devido consentimento dos pais. Crianças menores de cinco anos poderão receber vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Já os maiores de cinco e menores de 15 anos terão acesso a vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV.
Uma das inovações apresentadas pelos ministros é a Caderneta de Vacinação Digital, que permitirá aos pais acompanharem pelo celular o histórico de vacinação dos filhos. O sistema também enviará alertas sobre datas de novas doses ou reforços. “O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação”, afirmou Padilha. O governo reforça que a iniciativa depende da parceria com estados e municípios para garantir a imunização e a saúde dos estudantes em todo o território nacional.
Seja o primeiro a comentar