Conselho de Ética aprova cassação de Glauber Braga; deputado anuncia greve de fome

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta, 9, por 13 votos a cinco, o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) por quebra de decoro parlamentar. A representação, feita pelo partido Novo, acusa o parlamentar de ter agredido com empurrões e chutes o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, durante uma manifestação na Casa em abril do ano passado. A cena foi registrada em vídeo.

Em resposta, Glauber Braga alegou que reagiu a provocações reiteradas e anunciou uma greve de fome como forma de protesto contra a decisão. O parlamentar afirmou que ficará sem se alimentar enquanto durar o processo. “É uma tática radical de enfrentamento. Sei o que estou fazendo”, declarou nas redes sociais. A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), de 90 anos, também aderiu ao jejum em apoio ao colega.

O processo segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, para o plenário da Câmara. Apenas as punições mais graves — suspensão e perda de mandato — precisam ser confirmadas pelos deputados. Glauber ainda poderá apresentar recurso contra a decisão do Conselho.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*