Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira

O Brasil voltou a exigir, a partir desta quinta, 10, visto de entrada para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos. A medida, prevista em decreto, foi adotada com base no princípio da reciprocidade, já que esses países não isentam cidadãos brasileiros da mesma exigência. De acordo com o Itamaraty, o governo segue negociando acordos bilaterais para alcançar isenções mútuas, especialmente com os Estados Unidos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os viajantes desses três países devem solicitar o visto eletrônico por meio do site oficial, com taxa de US$ 80,90, equivalente a cerca de R$ 479. A autorização permite estada de até 90 dias em território brasileiro e deve ser solicitada com antecedência para evitar atrasos ou contratempos durante a viagem. Só em 2024, o Brasil recebeu mais de 728 mil turistas dos EUA, 96 mil do Canadá e 52 mil da Austrália, de acordo com dados da Embratur.

A exigência do visto contraria projeto aprovado pelo Senado em março, que suspende a obrigatoriedade para visitantes dos três países e também do Japão. O texto, de autoria da oposição, ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados. No entanto, a regra não vale mais para os japoneses: Brasil e Japão firmaram acordo de isenção recíproca em 2023, com validade de três anos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*