Brasil volta ao 25º lugar em ranking mundial da indústria da transformação

O Brasil subiu ao 25º lugar no ranking mundial da indústria da transformação em 2024, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). O resultado marca a melhor posição do país desde 2019 e representa um avanço significativo em relação a 2023, quando ocupava a 45ª colocação. A recuperação é atribuída a políticas públicas voltadas à neoindustrialização, como o programa Nova Indústria Brasil (NIB).

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, celebrou o resultado e destacou o papel da instituição no apoio ao setor. Segundo ele, em dois anos, o banco já aprovou mais de R$ 196 bilhões em 145,5 mil operações de crédito dentro da NIB, o que corresponde a mais de 70% do total previsto até o fim do atual governo. “Esse avanço é fruto do esforço do governo Lula em articular políticas públicas inovadoras para a indústria nacional”, afirmou Mercadante, em nota.

De acordo com o presidente do BNDES, em 2024, a indústria superou o agronegócio em volume de crédito aprovado pela primeira vez desde 2017. Mercadante também ressaltou recordes em financiamentos para micro, pequenas e médias empresas, além de aprovações históricas para os setores farmacêutico, automotivo, de exportações e de biocombustíveis, indicando um fortalecimento da base industrial brasileira.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*