Março de 2025 é o mais quente da história na Europa, aponta Copernicus

O mês de março de 2025 foi o mais quente já registrado na Europa, conforme relatório divulgado nesta terça, 8, pelo Observatório Europeu Copernicus. Segundo o boletim, apenas a Península Ibérica e o sul da França escaparam de recordes de temperatura. Em contrapartida, países como Espanha e Portugal enfrentaram chuvas extremas, enquanto regiões como a Holanda e o norte da Alemanha viveram um dos marços mais secos já observados.

Em escala global, março deste ano foi o segundo mais quente da história, atrás apenas de março de 2024. A temperatura média registrada no planeta foi de 14,06°C, apenas 0,08°C abaixo do recorde anterior. Desde julho de 2023, com exceção de um único mês, todos os períodos registraram temperaturas pelo menos 1,5°C acima da média pré-industrial, reforçando a preocupação da comunidade científica com a sequência inédita de calor extremo.

O relatório também destaca que os dois marços mais quentes do planeta – 2024 e 2016 – coincidiram com fortes episódios do fenômeno El Niño. Apesar de março de 2025 ter registrado temperaturas próximas desses recordes, o cenário atual desafia os pesquisadores, já que as condições oceânicas foram menos intensas, sugerindo o agravamento das mudanças climáticas globais.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*