
O governo federal reconheceu a situação de emergência no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que atingiram o estado entre a última sexta, 4, e domingo, 6. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. No mesmo dia, a Defesa Civil Nacional também reconheceu situação semelhante em Angra dos Reis, no sul fluminense. Com isso, os dois municípios estão aptos a solicitar recursos federais para ações de resposta, como a distribuição de cestas básicas, água potável, kits de limpeza e apoio logístico a trabalhadores e voluntários.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 80 pessoas foram resgatadas desde o início das chuvas no estado, sem registros de vítimas graves ou mortes até a tarde de domingo. Em todo o Rio de Janeiro, havia 523 pessoas desalojadas e 48 desabrigadas. Angra dos Reis foi uma das cidades mais afetadas, com mais de 300 moradores forçados a deixar suas casas no auge da tempestade — número que caiu para 174 na noite de domingo.
Em Petrópolis, as chuvas provocaram deslizamentos, alagamentos e interrupções nos serviços de água e luz, deixando mais de 3,3 mil pessoas sem energia elétrica. Em algumas áreas, como em São Sebastião, choveu 50% a mais do que o previsto para todo o mês em apenas 24 horas: 301 mm, frente aos 200 mm esperados. A Defesa Civil estadual registrou 522 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo 150 resgates de animais, 37 alagamentos e 18 deslizamentos de terra.
Seja o primeiro a comentar