Campanha contra a gripe começa nesta segunda com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários

Teve início nesta segunda, 7, a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta do Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, indígenas, caminhoneiros, entre outros. A vacina distribuída gratuitamente pelo SUS protege contra três cepas do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e tipo B.

Ao todo, foram adquiridas 73,6 milhões de doses para 2025. No primeiro semestre, a vacinação será realizada nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com a distribuição de 67,6 milhões de doses. Já no segundo semestre, a Região Norte receberá 5,9 milhões de vacinas, respeitando o chamado “inverno amazônico”, período de maior circulação viral naquela área. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode ser aplicada junto a outras do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação contra a gripe é considerada segura e eficaz, podendo reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. A imunização é contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores. Em 2024, a cobertura vacinal entre os públicos prioritários ficou abaixo da meta, com índices de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais. A pasta reforça que a vacina é uma forma de proteção coletiva e um compromisso com a saúde pública.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*