
terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar já causou a morte de pelo menos 2.719 pessoas e deixou mais de 4,5 mil feridos, segundo autoridades locais. Equipes de resgate ainda buscam desaparecidos e, nesta terça, 1º, retiraram com vida uma mulher de 63 anos dos escombros na capital Naypyidaw, 91 horas após o tremor. Especialistas alertam que a chance de encontrar sobreviventes reduz drasticamente após 72 horas.
A destruição se espalha por várias regiões do país, com mais de 10 mil edificações desabadas ou gravemente danificadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na vizinha Tailândia, um prédio em construção desmoronou, deixando pelo menos 21 mortos e dezenas de feridos. Em Mianmar , mais de 8,5 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelo desastre.
A ONU informou que tem conseguido enviar ajuda humanitária, utilizando recursos destinados às vítimas do conflito armado no país. O coordenador humanitário da entidade, Marcoluigi Corsi, garantiu que há monitoramento para evitar desvios. No entanto, com a gravidade da situação, há preocupação com o reabastecimento dos suprimentos.
Seja o primeiro a comentar