Declaração pré-preenchida do IRPF já está disponível com dados completos

Após atrasos causados pela greve dos auditores-fiscais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) passou a estar disponível com todos os dados a partir desta terça, 1º. A Receita Federal também liberou o preenchimento da declaração pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), alternativas ao programa gerador do IRPF. A versão pré-preenchida facilita o processo para os contribuintes e dá prioridade no pagamento da restituição.

Com a atualização, a declaração pré-preenchida agora inclui informações sobre rendimentos isentos por moléstia grave, saldos bancários, investimentos, imóveis, criptoativos e contribuições para previdência privada, além de dados da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) e do Carnê-Leão Web. A Receita recomenda que os contribuintes comparem os dados automáticos com os documentos originais para evitar inconsistências.

O prazo para envio da declaração começou em 17 de março e segue até 30 de maio, às 23h59. Neste ano, o Fisco pretende receber 46,2 milhões de declarações, um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior. A Receita também planeja substituir, futuramente, o programa gerador da declaração (PGD) pelo preenchimento online e por dispositivos móveis, mas ainda não definiu uma data para essa mudança.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*