
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de abril com temperaturas acima da média nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste. Além do calor intenso, essas áreas também terão chuvas escassas, mantendo a tendência observada no verão, que foi o sexto mais quente do Brasil desde 1961. Segundo o Inmet, as precipitações foram insuficientes para recuperar o solo afetado por secas e incêndios nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
As temperaturas devem ultrapassar 24°C no centro-sul do país e no Nordeste, enquanto na Região Norte os termômetros devem marcar entre 26°C e 28°C, dentro da média histórica. O leste do Sudeste pode ter chuvas um pouco mais concentradas, mas a seca será mais intensa no extremo sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. No restante do Sul, as precipitações podem ajudar na recuperação do solo.
Para o outono, iniciado em 20 de março, a tendência é de redução das chuvas na parte central do país, com exceção da faixa norte. A meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet, explica que massas de ar frio podem provocar temperaturas mais amenas e até mesmo geadas em áreas elevadas da Região Sul. No Sudeste, ainda não há previsão de geadas, mas elas podem ocorrer com o avanço da estação.
Seja o primeiro a comentar