STF julga denúncia contra Bolsonaro e aliados por trama golpista

O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu na manhã desta terça, 25, ao plenário da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para acompanhar o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de liderar uma suposta trama golpista durante seu governo. Bolsonaro chegou por volta das 9h30, acompanhado de advogados e aliados, e se posicionou na primeira fileira da sala de audiências. Antes da sessão, ele enviou mensagem a apoiadores políticos reiterando sua defesa e afirmando confiar na Justiça.

A denúncia envolve Bolsonaro e sete militares que integrariam o chamado “núcleo crucial” do plano, segundo a PGR. Entre os acusados estão o general Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022, e o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Também figuram na lista Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, além de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no caso.

Caso a Primeira Turma do STF aceite a denúncia, os acusados se tornarão réus e responderão a um processo criminal por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Com isso, será aberta uma nova fase de instrução processual, na qual testemunhas de acusação e defesa serão ouvidas antes de uma eventual condenação ou absolvição.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*