
O governo federal reconheceu a situação de emergência em oito municípios do Acre devido às fortes cheias nos rios que cortam o estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda, 24, e inclui os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. A capital, Rio Branco, já havia recebido o reconhecimento no dia 18 de março, devido ao transbordo do Rio Acre, que na manhã desta segunda atingiu 13,72 metros. Além do Rio Acre, as cheias afetam outros rios, como Juruá, Purus, Envira, Abunã e Moa.
Na semana passada, o governo estadual do Acre já havia decretado emergência em 10 municípios devido ao transbordo dos rios. No entanto, Tarauacá foi a única cidade dessa lista que não teve a situação de emergência reconhecida pela portaria federal. O reconhecimento da situação de emergência permite que as prefeituras dos municípios afetados solicitem recursos do governo federal para a realização de ações emergenciais, como o fornecimento de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições e apoio humanitário.
Com as cheias, o estado enfrenta dificuldades em várias áreas, como transporte e abastecimento, e a ajuda federal é crucial para atender à população afetada pelas enchentes.
Seja o primeiro a comentar