
A Ucrânia atacou nesta quinta, 20, a base aérea russa de Engels, localizada a cerca de 700 quilômetros das linhas de frente da guerra. O ataque, realizado com drones, causou uma grande explosão e incêndio no aeródromo que abriga bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-160, com capacidade nuclear. Autoridades russas e ucranianas confirmaram a ofensiva, e vídeos verificados mostram uma nuvem de fumaça densa e detonações secundárias de munição.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as defesas aéreas derrubaram 132 drones ucranianos em várias regiões. O governador de Saratov, Roman Busargin, confirmou o ataque na cidade de Engels, que levou à evacuação de moradores, mas não mencionou diretamente a base aérea. Segundo autoridades locais, dez pessoas ficaram feridas, e destroços de drones foram encontrados em áreas residenciais.
A Ucrânia já havia realizado ataques anteriores à base de Engels, incluindo ofensivas em dezembro de 2022 e janeiro deste ano, quando atingiu um depósito de petróleo. Kiev alega que Moscou utilizava o aeródromo para lançar ataques contra seu território. Um estado de emergência foi decretado na região, enquanto investigações sobre os danos continuam.
Seja o primeiro a comentar