
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nessa última quarta, 20, que a interrupção dos ataques contra a infraestrutura de energia na guerra com a Rússia pode ser implementada rapidamente. Ele declarou que a Ucrânia responderá da mesma forma caso Moscou viole os termos do cessar-fogo. Durante uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Zelenskiy afirmou ter tido um diálogo “muito substancial”, o primeiro desde um encontro conturbado no Salão Oval no mês passado.
Zelenskiy anunciou que equipes ucranianas e norte-americanas devem se reunir nos próximos dias na Arábia Saudita para discutir os aspectos técnicos do cessar-fogo parcial. O presidente ucraniano também informou que Trump compartilhou detalhes de sua recente conversa com o presidente russo, Vladimir Putin. Apesar do anúncio de Moscou sobre a suspensão dos ataques a instalações de energia, a Ucrânia relatou novos bombardeios russos contra sua infraestrutura ferroviária.
Além do cessar-fogo, Zelenskiy afirmou que a conversa incluiu a necessidade de fortalecer as defesas aéreas da Ucrânia, que dependem de apoio aliado. Também foram discutidos temas como a situação na região de Kursk, a libertação de prisioneiros de guerra e o retorno de crianças ucranianas levadas pelas forças russas. O líder ucraniano descreveu o telefonema com Trump como “positivo, muito substancial e franco”.
Seja o primeiro a comentar