
O papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia dupla, mas apresenta sinais de melhora, segundo atualização divulgada pelo Vaticano nesta sexta, 28. Apesar da evolução no quadro clínico, o pontífice não participará da cerimônia da Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março, marcando o início do período da Quaresma. O evento será conduzido por outra autoridade do Vaticano.
Internado desde 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória grave, Francisco passou por complicações, mas, nos últimos dias, as declarações oficiais indicam uma recuperação progressiva. Uma autoridade do Vaticano, sob anonimato, afirmou que essa foi a segunda atualização consecutiva sem classificar a condição do papa como “crítica”, sugerindo que ele pode ter superado a fase mais delicada da doença.
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado diversos problemas de saúde, agravados por uma predisposição a infecções pulmonares, já que, na juventude, passou por uma cirurgia para remover parte de um pulmão devido a pleurisia. Segundo o Vaticano, no último sábado, 24, ele teve uma crise respiratória prolongada, semelhante à asma, mas não houve novas ocorrências do tipo. O prognóstico segue cauteloso, e ainda não há previsão para sua alta hospitalar.
Seja o primeiro a comentar