
Um áudio divulgado pela Polícia Federal (PF) no último domingo, 28, mostra o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida incentivando manifestantes acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, a se dirigirem ao Congresso Nacional. A gravação foi extraída de celulares e computadores apreendidos na investigação que resultou na denúncia de 34 pessoas por atos contra o Estado Democrático de Direito, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na gravação, Almeida afirma que protestos em frente ao Exército não surtiriam efeito e que o Legislativo seria o único poder capaz de acionar as Forças Armadas. Ele também destaca que a disseminação de informações falsas sobre uma suposta fraude eleitoral servia para manter os manifestantes mobilizados. A PF aponta que o tenente-coronel integrava um núcleo responsável por espalhar desinformação e incentivar atos antidemocráticos.
No dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes que estavam acampados no QG do Exército seguiram para a Praça dos Três Poderes, onde depredaram as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Almeida foi alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro, e chegou a desmaiar durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Seja o primeiro a comentar