Alerta de chuvas intensas e onda de calor marcam o fim de semana no país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado, 15, um alerta laranja para chuvas intensas na região Norte, oeste do Maranhão e extremo norte do Mato Grosso. O volume de precipitação pode chegar a 100 mm por dia, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h. O aviso, válido até a manhã de domingo, 16, alerta para possíveis alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas. A recomendação é evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de buscar abrigo seguro. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Cidades como Belém, Cuiabá e São Luís devem registrar pancadas de chuva ao longo do sábado. Em Belém, os termômetros variam entre 23°C e 31°C, enquanto Cuiabá pode chegar a 34°C. Já na capital maranhense, a temperatura máxima prevista é de 29°C. Apesar do cenário chuvoso no Norte e Centro-Oeste, o país também enfrenta uma nova onda de calor, que deve atingir estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

A terceira onda de calor do ano deve provocar elevação de mais de 5°C acima da média climatológica, com a expansão da massa de ar quente e seco para Goiás e Bahia. A tendência é de temperaturas extremas a partir deste domingo, 16, exigindo atenção da população para os riscos de desidratação e exposição prolongada ao sol.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*