Butantan inicia produção da vacina contra a dengue, mas vacinação em massa será adiada

O Instituto Butantan anunciou nessa última quarta, 22, o início da produção da vacina Butantan-DV, destinada ao combate à dengue. Apesar da iniciativa, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a vacinação em massa da população brasileira não ocorrerá em 2025. A dificuldade está na necessidade de aumentar a escala de produção. A previsão é entregar um milhão de doses neste ano e alcançar 100 milhões até 2027, após a liberação pela Anvisa e aprovação da Conitec.

Enquanto a vacina não está disponível em grande escala, o Ministério da Saúde reforça a importância de medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Estudos apontam “excelente eficácia” para o imunizante, que será aplicado em dose única, mas o combate ao vetor da doença segue como prioridade. Nesta tarde, a ministra reuniu-se com especialistas, conselhos e entidades civis para discutir estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Entre as ações previstas, está a retomada do programa Saúde na Escola, em parceria com o Ministério da Educação, para mobilizar comunidades escolares antes do retorno às aulas. As iniciativas incluem borrifação de inseticidas em colégios e campanhas educativas em 96% dos municípios brasileiros. A meta é transformar as escolas em ambientes livres da dengue e ampliar a conscientização sobre o controle do mosquito transmissor.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*