Mais de 3,9 mil casas são visitadas em mobilização contra a dengue no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou uma força-tarefa no último Dia D de mobilização nacional contra a dengue, visitando 3.993 imóveis em 16 regiões administrativas. Durante as inspeções, 2.338 depósitos, como caixas d’água e piscinas abandonadas, receberam tratamento com larvicida. Das amostras de água coletadas, 90 testaram positivo para a presença do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a ação visa conscientizar a população sobre a importância de dedicar 10 minutos semanais para vistoriar as próprias residências.

Além das visitas domiciliares, o evento contou com mutirões de limpeza, como o recolhimento de 2 toneladas de lixo no Núcleo Bandeirante e atividades educativas no Cruzeiro e Samambaia. Ao longo de 2024, até a Semana Epidemiológica 50, foram realizadas mais de 1,4 milhão de inspeções em imóveis e 268.896 tratamentos focais, incluindo o uso de novas tecnologias, como estações disseminadoras de larvicida e armadilhas ovitrampas. Victor Bertollo, chefe da Amispe, destacou que a participação da população é crucial, especialmente no período chuvoso, quando aumenta o risco de surtos.

A mobilização também enfrenta desafios, como 1.320 imóveis fechados e 59 recusas de visitação, para os quais são agendadas novas tentativas. Nos casos de imóveis abandonados, a Vigilância Sanitária pode recorrer a alvarás judiciais para garantir o acesso.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*