Lula reforça autonomia do Banco Central e confiança em Gabriel Galípolo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nessa última sexta, 20, a confiança em Gabriel Galípolo, próximo presidente do Banco Central (BC), durante vídeo divulgado nas redes sociais. Acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Rui Costa (Casa Civil), Lula garantiu que o governo respeitará a autonomia da autarquia, instituída em 2021, e destacou a importância da estabilidade econômica e do combate à inflação para preservar o poder de compra das famílias brasileiras. Galípolo, que assume o cargo em 1º de janeiro, substituirá Roberto Campos Neto.

Na declaração, Lula elogiou a experiência profissional de Galípolo e enfatizou a confiança depositada em sua gestão. “Você será o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Pela tua qualidade profissional e compromisso com o povo brasileiro, certamente vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia”, afirmou. O presidente também destacou o papel da harmonia institucional para o avanço econômico com responsabilidade, enquanto reafirmou o compromisso do governo com a nova regra fiscal e possíveis medidas adicionais para garantir a estabilidade econômica.

Gabriel Galípolo, economista e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, tem trajetória marcada por atuações na Fiesp, no Banco Fator e no governo paulista. Indicado ao BC por Lula, foi aprovado pelo Senado em outubro deste ano após sabatina. Galípolo terá o desafio de conduzir a política monetária do país em meio à alta da inflação e à elevação da taxa Selic, atualmente em 12,25%. O economista assume o posto com a missão de equilibrar a autonomia da instituição e a relação com o governo federal.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*