Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova identidade nacional

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta segunda, 16, que mais de 17 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via do documento, que pode ser feita gratuitamente, estará disponível até 2032 para substituição. A CIN está disponível em todos os estados brasileiros e tem como principal objetivo reduzir fraudes e qualificar o acesso aos mais de 4,5 mil serviços digitais da plataforma Gov.br, oferecendo uma navegação mais segura, classificada como “conta Ouro”.

Em nota, o ministério anunciou o planejamento de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) para automatizar serviços públicos, utilizando a base de dados da CIN e a identificação no Gov.br. “Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do Gov.br”, informou a pasta. A proposta prevê sistemas seguros e interoperáveis, com padrões abertos para ampliar o acesso equitativo a serviços públicos e privados.

A IPD permitirá maior personalização dos serviços na plataforma Gov.br. Por exemplo, jovens de 18 anos poderão receber informações sobre o Enem ou como tirar a carteira de motorista, enquanto idosos terão orientações sobre aposentadoria e benefícios. Mais detalhes sobre a nova identidade estão disponíveis no site gov.br/identidade.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*