A Embraer garantiu um financiamento de R$ 1,1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a exportação de oito jatos comerciais às empresas norte-americana Azorra. Os modelos E190-E2 e E195-E2 serão entregues a partir deste mês e ao longo de 2025 pela fabricante, sediada em São José dos Campos (SP). O financiamento ocorre por meio do programa BNDES Exim Pós-Embarque, que antecipa valores à exportadora brasileira em reais, com pagamento posterior, em dólares, pela importadora estrangeira.
Este é o terceiro financiamento do BNDES para a Azorra, especializada no arrendamento de aeronaves para companhias aéreas comerciais. Segundo o presidente do banco, Aloizio Mercadante, o apoio às exportações da Embraer tem sido estratégico. “Neste ano, aprovamos o financiamento de 56 aeronaves para diferentes mercados e também estamos apoiando projetos inovadores, como a produção do carro-voador da empresa”, afirmou. Na história, mais de 1.300 aviões da fabricante já foram financiados pela instituição.
O contrato reforça o protagonismo da Embraer no setor de aviação internacional e evidencia o papel do BNDES no estímulo à indústria brasileira. A parceria com a Azorra reflete o potencial de crescimento dos jatos da família E2 em mercados globais, com foco na eficiência e na tecnologia das aeronaves.
Seja o primeiro a comentar