CMN amplia prazo para produtores rurais do RS renegociarem dívidas

Produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes terão mais prazo para renegociar dívidas. Em reunião extraordinária nessa última terça, 26, o Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 16 de dezembro o vencimento de parcelas de crédito rural que deveriam ser pagas entre 1º de maio e 13 de dezembro. A medida abrange financiamentos de custeio, investimento e industrialização contratados com recursos controlados por meio de bancos oficiais.

A prorrogação beneficia agricultores que formalizaram até 30 de setembro pedidos de desconto previstos no Decreto 12.138, editado em agosto para atender os prejudicados por enchentes, vendavais e deslizamentos ocorridos entre abril e junho. Esses pedidos, enviados à Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural, ainda não receberam resposta das instituições financeiras até 25 de novembro. Para os que não obtiveram aprovação do desconto, o CMN autorizou renegociações sem abatimento, desde que solicitadas até 13 de dezembro.

A decisão foi tomada pelo CMN, composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*